2008/09/19

James Hetfield : a cara dos Metallica

Na sequência do lançamento do novo álbum dos Metallica,"Death Magnetic", um regresso às origens com musicas poderosas e enérgicas e excelentes "riffs" de guitarra, já ouvi relativamente bem esta nova obra dos deuses e destaco a faixa "All nightmare long" até agora a minha música preferida do álbum, venho contar e relembrar para alguns a história de vida de James Hetfield , o vocalista e guitarra ritmíca dos Metalica.
James Alan Hetfield nasceu em Downey ,Los Angeles,em 1963.
Criado numa família tradicional norte-americana de evangélicos rigorosos; valores que James já questionava na pré-adolescência, causando constantes conflitos com seu pai, que era camionista, Virgil Hetfield. A Sua mãe, Cynthia, quando jovem fora cantora lírica, o que o ajudou nos seus primeiros passos na música, Eles divorciaram-se e alguns meses depois a mãe de James falece de cancro. Os pais de James eram contra os remédios e os métodos da medicina e acreditavam que tudo poderia se curar através da fé em Deus. Se tivesse tomado medicamentos, certamente a sua mãe não morreria tão jovem. Todo esse lado religioso relacionado à morte da mãe, inspirou James, anos mais tarde, a compor músicas como The God That Failed e Until It Sleeps.
James iniciou seu contacto com a música aos 9 anos onde aprendeu piano e também teve uma aproximação à bateria, só mais tarde aproximando-se da guitarra.
Anos mais tarde, James sai de casa, começa a dedicar-se totalmente à música e forma a sua primeira banda: Obsession. A banda era formada pelos irmãos Jim e James Arnold. Mais tarde eles saíram da banda e foram substituídos por Dave Marrs e Ron McGovney.Os Obsession tocavam em apresentações de escola, sem muita repercursão e já começavam a compôr as suas primeiras letras, mas sem muito sucesso. As pequenas platéias (quando tinham) preferiam covers, o que irritava James.

James mudou-se para a cidade de Brea, também no estado da Califórnia e formou uma nova banda, Phantom Lord, que perdurou até a volta de James à Downey, sua cidade natal. Voltando a Downey, James reencontra McGovney e a terceira banda de Hetfield nasce, Leather Charm. Algumas modificações ocorreram na banda até James ser apresentado ao primeiro e único baterista dos Metallica, o dinamarquês Lars Ulrich. Daí então foi um passo para a formação de uma das bandas de maior sucesso de todos os tempos. James e Lars juntaram-se com Dave Mustaine, que tocaria guitarra solo.
Porém Mustaine e Hetfield tiveram uma relação não muito boa e Dave foi expulso da banda após algumas brigas com James e também alguns problemas pessoais (Dave formou a banda Megadeth). Os Metallica logo arranjaram substituto, o então guitarrista da banda Exodus, Kirk Hammett.
James travou sua maior batalha, nesses últimos anos, contra o seu maior vício: o álcool. Durante a gravação do álbum St. Anger, James entrou num processo de reabilitação. Esse facto e outros problemas encontrados pela banda nos últimos anos pode ser visto mais detalhadamente no DVD "Some Kind of Monster".
"In Wikipédia "

1 comentário:

Anónimo disse...

O Jaymz é o maior... E dispensava o Lars. Nesta altura (e há muito tempo) é o mais fraquinho dos 4.
O Death Magnetic é mesmo um grande álbum, mas as minhas preferidas são Broken, Beat & Scarred e The Day That Never Comes...
'Tallica Rulez!!!