2008/09/14

" A tragédia Bush " - Weisberg, Jacob


Acabei de ler o livro " A Tragédia Bush "de Jacob Weisberg , uma obra que revela alguns segredos de Bush, da sua família e dos seus mais directos colaboradores.
Começa por contar a história das familias Walker e Bush que na sua fusão vão criar esta figura que marcou o ínicio deste século XXI. O presidente do 11 de Setembro , da nova ordem mundial que é a guerra contra o terrorismo, das guerras do Afeganistão e do Iraque. Esta última iniciada através de factos fabricados por Bush e os seus comparsas Rumsfeld , Condoleza Rice , Dick Cheney e os Neo-conservadores que infelizmente ainda têm alguma influência na politica americana , o que é pena numa sociedade que se diz avançada e inteligente(eu também espero que assim seja). George W.(Walker) Bush logo que venceu as eleições em 2000 ganhou logo a ideia fixa de retirar Saddam Hussein do poder,de forma a acabar o trabalho iniciado por seu pai em 1991 na primeira guerra do Golfo, mas tinha que criar uma boa desculpa perante o mundo para iniciar uma guerra. Com 11 de Setembro de 2001 e com a suspeita absolutamente infundada que Saddam possuia armas de destruição maciça e que as poderia entregar a grupos terroristas foi a sua oportunidade de ouro. Um grande erro como se tem visto desde 2003 até aos dias de hoje.
A ignorância de Bush ao nível da política externa torna-se completamente chocante,um de muitos exemplos pode-se encontar nesta obra ; "Em Janeiro de 2003, convidou(Bush)para a Casa Branca três destacados líderes iraquianos no exílio. A conversa permitiu perceber que ele não sabia a diferença entre muçulmanos Sunitas e Xiitas." (pag 274). Estava à vista o resultado da tomada de posição de um homem ignorante com poder cercado por falcões e políticos belicistas de extrema direita que dominaram a política externa americana desde 2001.

Sem comentários: