2008/03/19

Arthur C. Clarke



Morreu Arthur C. Clarke , autor do livro de ficção cientifica "2001, Odisseia no espaço " que Stanley Kubrick levou ao cinema em 1968 e um dos grandes filmes da minha vida, só tenho pena de ainda não ter lido a sua obra. Arthur C. Clarke tinha 90 anos feitos no passado Dezembro mas desde aí que tem tido grandes problemas de saúde e acabou por falecer no Sri Lanka , onde residia , e onde existe uma academia com o seu nome. Foi autor de mais de 80 obras e desde 1945 que vaticinava as comunicações por satélite.
Infelizmente não posso falar da sua obra pois não tive o prazer de ler nada do autor(talvez venha a ler) mas do filme : " Two Thousand and One: A Space Odyssey " também conhecido por "How the Solar System Was Won" ou "Journey Beyond the Stars " já me posso pronunciar pois foi um filme que me marcou, o seu íncio épico com a história da humanidade, os diálogos entre o computador da nave "Hal " e a tripulação , principalmente aquele entreo "Hal" e "Dave" , em que o computador diz para Dave : " I´m afraid Dave" , dando um ar completamente humano a "Hal". Ambos os criadores desta obra cinematográfica , realizador e escritor já nos deixaram , as minhas homenagens para estes génios criadores da literatura e do cinema.

Sem comentários: