2008/03/15

A lei que nada alterou


Ontem estive num café de Lisboa(naqueles estabelecimentos franchisados que se encontram por toda a cidade de Lisboa) e antes de lá chegar pansava que ia passar um bom bocado (a companhia era boa isso sem dúvida) sem estar a ser envenenado pelo fumo dos cigarros e na saída a roupa não ter um cheiro penetrante a tabaco e nem os olhos irritados pelo fumo que insistantemente me entrava nos olhos. Mas enganei-me , foi exactamente isso que aconteceu, um nevoeiro de fumo de tabaco dominava o ar da sala e a roupa que levei teve que ir para lavar imediatamente tal era o cheiro nauseabundo. O estabelecimento tem à entrada o distíco de permitido fumar pois tem extractor de fumos , mas ontem não devia estar a funcionar, pois se estava acho que não serviu para nada pois ontem equivaleu a ter fumado alguns cigarros. Fumei de graça , tudo bem, mas presentes envenenados desses não obrigado. Chego à conclusão que esta lei do tabaco pouco veio alterar o panorama da permissão de fumar em Portugal e que basta colar um autocolante à porta a informar que tem extractor de fumos e que ganha-se automaticamente o direito de fumar nesse espaço mesmo que esse extractor não esteja a trabalhar correctamente, mas aqui a ASAE(que tem a fama de ser rigorosa) não actua. O lobby do tabaco é mesmo poderoso, não há dúvida.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olha que engraçado, acho que estive lá neste dia! E contigo, por acaso! lol :D

É interessante a tua observação. Mesmo os fumadores se sentiram incomodados com o fumo que se fazia sentir no bar. É curioso como a lei do tabaco conseguiu mudar a perspectiva também dos fumadores: até eles já procuram locais com ar fresco e puro (e olha que por mim falo, enquanto ex-fumadora ihhi).

Bjinhos!
Sofia

P.s. By the way, o meu blog mudou de sítio. Podes-me encontrar no link abaixo. ;)