2008/03/26

novos planetas, novas vidas ?


Desde que há 13 anos foi descoberto o primeiro planeta fora do nosso sistema solar que a conquista do espaço não mais parou e tornou-se vulgar a descoberta de novos planetas. Neste momento e segundo a inciclopédia de planetas extra-solares já estão identificados 277 planetas e mais alguns ainda não confimados, agora só falta perceber se no meio de tanto planeta algum terá o previlégio de ter vida. "I want to believe", já dizia o Mulder nos "X-Files" e eu também, eu também quero acreditar que existe vidas noutras planetas. Porque não ? E se tiverem espero que tenham a sorte de não ter habitantes como os humanos do planeta Terra, com o espirito de auto -destruição que nós temos, senão o número de planetas descobertos passa para aí para metade pois alguns irão ser destruídos...

Até agora foi descoberto um planeta com metano orgânico na sua atmosfera mas a maioria deles já analisados são planetas com temperaturas altissimas e gases venenosos em que seria impossível existir vida, pelo menos como nós a conhecemos. Estes planetas encontram-se a distâncias impossíveis de alcançar(pelo menos com a nossa tecnologia) , o planeta que possui metano na sua atmosfera encontra-se a 63 anos (de vida humana) se viajando à velocidade da luz. No meio de todas estas dificuldades já é muito importante termos tecnologia suficiente para conseguirmos analisar as características de todos os planetas descobertos para assim poderem ser catalogados.


Fonte : Washington post

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho que seria um egoísmo atroz se pensarmos que estamos sozinhos...
Mais giro ainda é que se criou um modelo de extra-terrestre. Criou-se um ET à nossa imagem, com "carne e osso". Nunca ninguém pensou que o ET pode ser um gás (ou em forma dele), ou algo tão pequeno que não seja visível? Ainda no ano passado li uma notícia que dizia que se descobriu uma nova espécie de insecto na floresta da Amazónia... Será terrestre? Ainda há tanto por descobrir... My friend, we never know!

Olhamos tantas vezes para o espaço, mas ainda falta descobrir tanta coisa no fundo do mar...